3 práticas de PLG que você pode aplicar no seu negócio ainda em 2022
2022 foi um ano incrível para Product-led Growth.
Dezenas de estratégias diferentes surgiram, centenas de negócios SaaS adotaram o Product-led Growth e o volume global de pesquisas por palavras-chave relacionadas teve uma alta de 22%.
Portanto, não há dúvida de que veremos ainda mais boas práticas de PLG em 2023.
Mas o ano ainda não acabou e há algumas práticas de Product-led Growth que você pode implementar na sua marca rapidamente e gastando muito pouco.
Nesta newsletter, eu vou mostrar três práticas excelentes que você deveria começar a aplicar agora mesmo.
Está pronto para se tornar mais orientado pelo produto antes do primeiro trimestre de 2023?
Então vamos lá:
Tempo Estimado de Leitura: 3 minutos e 58 segundos
Obtenha a melhor plataforma para PLG por apenas $34,50/mês
Restam apenas 3 dias para você aproveitar a nossa maior oferta do ano: economize 50% em todos os planos da UserGuiding. Faça o onboarding dos seus usuários como um verdadeiro profissional usando elementos interativos – e sem gastar uma fortuna – com a UserGuiding.
1- Apresente o seu produto no seu material de marketing
É uma ótima prática atualizar o seu material de marketing, principalmente o conteúdo do seu site e do seu blog, antes de virar o ano com práticas e dados recentes. É provável que a sua equipe de marketing já esteja trabalhando nisso.
Durante essas atualizações, substituir imagens genéricas por capturas de tela ou GIFs dos seus principais recursos ou de resultados reais do seu produto pode atrair a curiosidade de clientes em potencial e sustentar a sua proposta de valor.
Veja como a Mixpanel usou capturas de tela de relatórios completos da sua plataforma em um artigo do blog: 👇🏻
A Mixpanel também apresenta seu produto aos usuários por meio de demonstrações interativas disponíveis no site.
"Ah, mas criar uma demonstração como essa levaria muito tempo!" – é aí que você se engana.
Com uma ferramenta como a Navattic, você pode criar com facilidade demonstrações interativas como as da Mixpanel e aproveitar todos os seus benefícios ainda este ano.
Veja como uma demonstração interativa pode ajudar você a obter resultados positivos no seu negócio:
2- Menos atrito no processo de cadastro - Login com o Google One-Tap
Quando falamos de uma experiência do usuário focada em PLG, quanto mais tranquilo e rápido for o processo de cadastro, melhor.
Muitos formulários de cadastro que pediam o número de telefone e a área de atuação passaram a pedir apenas e-mail e senha do usuário, o que é ótimo.
Muitos negócios online foram além e adotaram o Google One-Tap para cadastro e login.
Ao implementar esse tipo de cadastro, os usuários podem acessar o painel de controle com apenas um clique, sem precisar preencher formulários ou lidar com e-mails de confirmação.
É provável que você tenha algo assim na sua página de cadastro ou na página inicial do seu produto:
Nós também usamos esse elemento de login com um clique, e ele está presente em todas as páginas do site. Logo, quando o usuário decidir experimentar o produto, ele estará sempre a um clique de distância do nosso painel de controle:
Pode até parecer que esse recurso não é bem uma necessidade, mas os resultados que obtivemos com esse elemento tão simples dizem exatamente o contrário.
Apenas um mês após adotarmos o login com Google One-Tap, tivemos um aumento de 193% na conversão de visitantes em usuários cadastrados.
Eu sei que esta é provavelmente a prática que toma mais tempo e recursos nesta lista, mas se você começar agora, é possível ter tudo funcionando antes de 1º de janeiro.
3- Conduza os usuários ao sucesso, use um checklist de onboarding
A primeira experiência de um usuário com um software novo pode ser difícil e tomar muito tempo, principalmente quando o produto tem muitos recursos que precisam ser usados em conjunto para que o usuário possa tirar o máximo de proveito da ferramenta.
Quando uma tarefa se torna muito complexa, eu tento fazer uma lista de afazeres com tarefas menores e mais compreensíveis – como qualquer outra pessoa.
Portanto, fornecer aos seus usuários uma lista de tarefas bem estruturada logo que eles fizerem o primeiro login no seu produto faz todo o sentido.
Muitas empresas que adotam estratégias de Product-led Growth possuem um elemento parecido em seu painel de controle, incluindo Mailchimp, Calendly, Hubspot, Shopify e Zapier.
Implementar esse tipo de elemento no seu produto antes do fim do ano pode ser um grande desafio se você for desenvolver tudo internamente.
No entanto, como uma plataforma de user onboarding completa como a UserGuiding, é possível criar e publicar diversos guias interativos e um checklist que contenha todos eles ainda esta semana. (E com 50% de desconto até 16 de dezembro )
Espero ter ajudado! 🙌🏻
--
Régis
Marketer at UserGuiding
Gostou da newsletter?
Você pode nos ajudar de duas formas em menos de 30 segundos:
1️⃣ Encaminhe a newsletter para um amigo ou colega que também obteria valor com ela.
2️⃣ Responda a este e-mail ou selecione a opção "Adicionar aos contatos" para que todos os nossos e-mails cheguem até você.
UserGuiding, 112 Capitol Trail, Newark, DE 19711, USA